Como ficar mais bonita na foto

Se você precisa renovar as fotos das redes sociais, mas tem sentido que está ficando cada vez menos fotogênica (eu!), aproveite os conselhos dos profissionais pra sair bem em qualquer fotografia:

1. Olhos semicerrados, rosto virado e sorriso Mona Lisa
O fotógrafo Peter Hurley, que tem estúdio em Nova Iorque e Los Angeles e chega a cobrar USD 2.500 por sessão, explica (em inglês) como ficar mais fotogênico. Ele ensina a técnica “squinch”, que nada mais é do que ficar com os olhos semicerrados ao posar. De acordo com Hurley, esse olhar demonstra autoconfiança. Além disso, é importante virar um pouco o rosto e sorrir levemente.

Confesso que me sinto idiota ao tentar usar a técnica. Quem sabe com ensaio eu consiga um olhar decente, e não de quem tem um cisco no olho. Imagem: Marie Claire/Reprodução

2. Postura
A super blogueira e youtuber Michelle Phan ensina o que fazer antes e durante a sessão. São dicas óbvias, mas que eu, pelo menos, não coloco em prática.


Fechar os olhos entre uma pose e outra garante um olhar natural. Michelle Phan por Joshua Michael Shelton/Reprodução. 

Antes: escolha seu melhor ângulo, tirando fotos com os dois lados da face e de frente. Para relaxar a expressão, ela sugere respirar profundamente, assoprar os lábios e mover os olhos em todas as direções. Particularmente, incluo nessa lista fazer movimentos que relaxem o pescoço, para liberar a tensão.

Durante: manter a postura ereta, escolher óculos antirreflexo e não forçar o sorriso são alguns conselhos de Michelle. Ela indica também que, ao ser fotografada e mudar de posição, é preciso abaixar os olhos antes de fazer a nova pose. Assim, o olhar ficará descansado.



3. Soltar o maxilar
A topmodel Ruth Crilly dá a dica: nunca cerre os dentes, mesmo que você esteja de boca fechada. A face fica mais longilínea e menos tensa se deixarmos os dentes entreabertos (não necessariamente os lábios).


Pavilion/Reprodução

4. Poses e expressões
Uma agência de modelos de Praga (CZE) fez um tutorial com várias poses casuais, elegantes, sexies, delicadas, expressivas e esportivas. As expressivas são complexas, mas as outras são tranquilas de fazer (basta lembrar na hora). Pra fazer aquela selfie diferente, assista a parte de expressões faciais. Confira abaixo:




Se você seguir essas dicas e postar no Instagram, use #dicatrintaria. Vou amar ver as fotos de vocês!

Daniela

@trintaria