Como ser mais organizada em 2017

Conheça dois planners gratuitos e transforme os sonhos em metas neste ano



O ano só começa depois do carnaval começou há apenas uma semana mas, nesse período, até o cidadão mais plácido traz no peito aquela sensação mista -- e conhecida -- de saudosismo e agonia. Os pisca-piscas nos recordam aquilo que não conseguimos ser (ou realizar) no ano que passou. E bate aquela vontade de fazer tudo diferente: “nesse ano vou ler mais”, “vou emagrecer”, “vou parar de fumar”, “vou viajar mais”, “vou economizar” (...) ad infinitum.  

Há anos estou caçando maneiras de tornar a vida mais fácil, leve e produtiva. Tentei de tudo e o que mais gostei foi o bullet journal, porque mesmo sendo da geração millenium, sou do tipo que se escreve à mão, minha memória funciona melhor. E é até comprovado cientificamente que manter uma agenda física faz bem para a saúde mental. Mas assim, coordenação motora não é meu forte (mesmo!), então ficou feio e estressante tentar dar graça à coisa toda. Resultado: durou três semanas e peguei preguiça.

Decidi, então, fazer meu meu próprio planner. Assim, posso me planejar melhor e parar de procrastinar minhas metas. Encontrei duas designers muito legais nesse mundão que disponibilizam, gratuitamente, planners funcionais, práticos e fofos. Ou seja, não precisa se preocupar em fazer desenho bonito, como nos bullets. É só escolher o que mais agrada, imprimir e encadernar. E tem lista pra tudo, viu!

Planner 2017 em português, por Michella Souza
A autora é tão dedicada que já fez em dois formatos: jumbo (21 x 21 cm) e A5 (14,8 x 21 cm). Ela ainda promete no blog que fará uma terceira versão, em tons de cinza, para quem não curte planners coloridos. A autora disponibiliza tudo gratuitamente.
O que tem: contra-capa; calendários de 2017 e 2018; listas de planejamento, logins e senhas, aniversários e datas importantes, desejos, séries e filmes para assistir, livros, contatos, anotações, planejamento mensal e diário, e também uma para as despesas do mês. A autora fará ainda complementos, como fitness, estudos e concursos.

Ashley Mills / The handmade home

Planner 2017 em inglês, por Ashley Mills
Se uma das metas é melhorar seu inglês, você pode fazer o download deste planner em formato A5 e escrever tudo no idioma. A designer pede, gentilmente, para quem postar foto do planner no instagram, usar a hashtag #thehandmadehomefreebies.
O que tem: contra-capa, folha de rosto, informações de contato, calendário 2017, contatos, aniversários, divisores com frases motivacionais, calendário de visualização mensal e semanal, lista de coisas a fazer, de orçamento, de objetivos, de programação de limpeza, de compras e dos estudos das crianças.

Papel e encadernação
O miolo até pode ser impresso em sulfite normal, mas se for escrever caneta de tinta molhada, ela vai passar para o outro lado da página. É aconselhável usar um papel com gramatura maior e fosco. Para encadernar, se não quiser gastar na gráfica, você pode usar diferentes técnicas.







Conta nos comentários se você já escolheu o seu.
Se esse conteúdo foi útil pra você, compartilhe, por favor <3
E acompanhe o blog no instagram, no facebook e no youtube.

Daniela

@trintaria