Cardápio da dieta dos 31

Provavelmente você faz parte do time que decidiu: "nesse ano eu emagreço!". Ou, ao menos, quer cuidar da alimentação, porque se você já passou dos 30 anos de idade, sabe que é necessário fazer um check-up anual e redobrar os cuidados com a saúde.

Sabe aquelas dietas da moda? Já tentei todas, e não consigo seguir por muito tempo. Além disso, tenho engordado nos últimos anos e está ficando cada vez mais difícil emagrecer, como comentei nesse post aqui. Cheguei a pensar que era algum problema na tireóide, fiz exames de sangue e até uma ecografia de bócio, mas minha gordura não provém de um hipotireoidismo.

No início do ano, como em vários anos anteriores, me propus a emagrecer -- só que desta vez, com saúde, pra ser definitivo. Mas confesso que tentei poucas coisas: imprimi uma dieta e não segui por mais de dois dias, fiz umas três aulinhas aeróbicas, caminhei umas quatro e acredito que uma vez musculação. Hoje é o 44º dia do ano e até engordei, ao invés de emagrecer.

Reprodução

Todo esse meu desabafo pra contar que fui à uma nutricionista na sexta-feira passada (10) e ela me deu um plano alimentar, além de várias dicas. Como meu intuito com o blog sempre foi o de compartilhar conhecimentos e ajudar pessoas, achei que seria interessante dividir com vocês essas dicas, pois faltam 321 dias para o fim do ano. Ou seja, para mudar o estilo de vida e ser mais saudável.

A nutricionista passou um cardápio que deve ser seguido por 40 dias, para então ser renovado. Esse primeiro é para equilibrar o organismo, fazer com que ele se acostume com os alimentos certos, nas quantidades certas, além de fazer com que os órgãos voltem a funcionar como o esperado.

É possível perder de 3 a 5 kg em 1 mês, sem praticar atividade física. E se você for ansiosa como eu, deve ter pensado: “mas só isso”? Sim, pois só assim o metabolismo vai voltar ao normal, perder gordura de forma gradual e definitiva, sem correr o risco daqueles dois efeitos indesejados: o sanfona e o platô.

CARDÁPIO PARA EQUILIBRAR O METABOLISMO

Café da manhã

Opção 1: 1 xícara de café puro ou com leite semidesnatado + 2 fatias de pão integral com manteiga ou geléia de frutas diet
Opção 2: 1 xícara de café puro ou com leite semidesnatado + 1 crepioca

Lanche da manhã

1 fruta com 2 colheres de sopa de fibra (linhaça, amaranto, chia, quinoa ou farelo de aveia)

Almoço

Opção 1: 1 unidade média de bife OU frango OU peixe OU ovos (até 2 unidades/dia) + 4 colheres de sopa de arroz integral + 1 concha pequena de feijão OU lentilha OU grão-de-bico OU ervilha + salada e legumes refogados (pelo menos 1 cru e um cozido)
Opção 2: 1 unidade média de bife OU frango OU peixe OU ovos (até 2 unidades/dia) + 2 pegadores de macarrão integral com molho vermelho (sem queijo) + salada e legumes refogados (pelo menos 1 cru e um cozido)
Opção 3: 1 unidade média de bife OU frango OU peixe OU ovos (até 2 unidades/dia) + 2 conchas pequenas de batata-salsa/doce OU aipim OU polenta + salada e legumes refogados (pelo menos 1 cru e um cozido)

Lanche da tarde

Opção 1: 1 fruta com 2 colheres de sopa de fibra (linhaça, amaranto, chia, quinoa ou farelo de aveia)
Opção 2: 1 fatia de bolo integral + 1 iogurte natural OU cenoura e mel

Jantar

Opção 1: mesmo cardápio do almoço
Opção 2: chá + 2 fatias de pão integral ou sírio integral + salada folhosa/cozida + 1 unidade média de bife OU frango OU peixe OU ovos (até 2 unidades/dia)

Confira as dicas da nutricionista

  • Tomar 2 litros de água por dia, com limão ou laranja em rodelas + ramos de alecrim ou hortelã
  • Escolher um dia por semana para deixar todos os alimentos prontos para o consumo
  • Temperar com limão e azeite de oliva
  • Beber, no máximo, 100 ml de suco natural nas refeições. Aguardar uma hora para voltar a consumir
  • Não ficar sem comer por longos períodos
  • Não comer em frente à TV
  • Não tomar refrigerante nem comer frituras
  • Procurar alimentos com 2,5 g de fibra por porção (ver no rótulo)
  • Adoçar somente com açúcar mascavo/demerara ou mel (em pequena quantidade)


“A motivação faz você começar. O hábito, continuar”.
Parece ser bastante coisa para comer, né?! Comecei a dieta hoje e, sem pretensão alguma de converter alguém à seita fitness, vou postar as refeições no stories do Instagram (acabei de postar meu peso e minha altura, affff me sigam lá: @trintaria). Também se inscrevam no Youtube e curtam no Facebook, pois assim vocês me ajudam a crescer e a postar mais coisas legais.
Me contem nos comentários, quem aí se propôs a mudar a alimentação neste ano? Vocês já começaram?


Daniela

@trintaria