Exames que devemos fazer aos 30 anos

Foi só virar balzaquiana que, de repente, começou a se preocupar com a saúde? Você não está sozinha! Na faixa dos 20 e poucos anos a gente nem se preocupa muito com isso, acha que tá tudo bem e só vai ao médico quando o Dr. Google não pode curar. Mas aí, ficamos mais velhas experientes, as ressacas mais pesadas... O corpo começa a rejeitar o excesso de café, a falta das horas de sono, e bate aquela preocupação: será que estou saudável?

Imagem: Reprodução.
O desespero chegou por aqui, então me informei sobre os diversos exames que precisam ser feitos e vou compartilhar meus conhecimentos com vocês. Vale lembrar que é preciso consultar um médico, pois a lista pode ser diferente para cada pessoa, de acordo com os antecedentes e os hábitos, por exemplo. Quem tem histórico familiar de osteoporose, problemas cardiovasculares ou câncer, deve ter atenção redobrada e marcar o check-up já!

Em geral, as especialidades que não podemos deixar de ir são o clínico geral, o ginecologista e o cardiologista. Conheça a lista dos exames que toda mulher deve fazer anualmente, a partir dos 30 anos de idade:

GINECOLÓGICOS
O autoexame das mamas e o papanicolau continuam obrigatórios. Uma captura híbrida ou colposcopia podem complementar o preventivo. A ecografia transvaginal também deve ser feita, para diagnosticar endometriose ou mioma. E quem quer ter filhos, vale checar a reserva folicular (o ultrassom é feito durante a menstruação) ou fazer um teste de FSH, onde o sangue é colhido no terceiro dia do período menstrual.
Já quem tem histórico de câncer de mama na família deve fazer a mamografia aos 35 anos. Se a sua mãe teve, é imprescindível fazer a partir dos 30.

COMPLEMENTARES
É importante verificar os níveis de glicose, triglicerídeos e de colesterol, além do TSH e T4 livre, que servem para checar os hormônios tireoideanos. Além disso, é bom fazer uma radiografia da tireóide. Exames de ácido úrico e urina também são essenciais e, para as fumantes, uma radiografia de tórax é indicada.
--

Eu ainda vou fazer ecografia e mamografia neste mês, mas de resto tá tudo ok (ufa!). Conta nos comentários quais desses exames você já fez!

Daniela

@trintaria