5 dicas para fotografar o outono

A estação mais fotogênica do ano chegou! Então saia do sofá, coloque uma roupa confortável e explore bastante a luz natural e a escala de vermelhos, laranjas e dourados com essas sugestões:



1. Passeie
Caminhe pela cidade e busque inspiração. As praças são ótimas para dar o contraste de natureza urbana, com sombras, silhuetas, prédios e árvores. Vale captar as formas, as linhas, as pessoas… E também ir para um parque e fotografar o rio ou lago com os reflexos outonais, como um quadrinho.

Imagens: reprodução

2. Capte as mudanças 
O clima muda constantemente no outono: do céu claro e nítido para uma tempestade são apenas algumas horas (ou minutos!). Então, abuse da velocidade lenta do obturador (se a sua câmera permitir) e não se esqueça do tripé. Vale também fazer muito time-lapse pra registrar a bela transição de luz e cor na paisagem. 



3. Atente-se aos detalhes
Experimente o modo macro para explorar as texturas. Agasalho macio, pilhas de folhas, gotas de chuva, fumacinha do chá… Dê um close no assunto e desfoque todo o resto. Transmita o aconchego, a solidão e outros tantos sentimentos assim. 

Imagens: reprodução

4. Aposte na luz
A golden hour ainda é o melhor período, e é possível calcular nesse site quando começa e quando termina -- ótimo para planejar os próximos dias. A luz difusa do começo da manhã ajuda a fazer cenas dramáticas, e as do fim de tarde também ficam poéticas. Aproveite para fotografar até o início da noite, pois quando o inverno chegar, os dias ficarão mais curtinhos.

Imagens: reprodução

5. Contraste e ângulo
Tente contar uma história com as cores contrastantes e os ângulos inusitados. Mostre tudo de cima pra baixo ou o contrário: olhar para cima ou para baixo permite uma perspectiva diferente ao espectador. E não se esqueça de ligar o timer e se fotografar também!

Imagens: reprodução

Daniela

@trintaria