Plantas do bem

Houve um tempo em que se dizia que ter plantas dentro do quarto era nocivo. Mas sabe-se que isso é um mito, afinal, se elas consumissem tanto oxigênio assim não haveria um só índio vivo na Floresta Amazônica! E além dos benefícios visuais, é terapêutico ter vasinhos pelo lar (inclusive no quarto). Conheça espécies que vão dar um up na decoração da casa -- e no seu bem-estar:

De árvore-da-felicidade à suculentinha: algumas das plantas aqui de casa.  Foto: Daniela/Trintaria


1. Espada-de-são-jorge

O Gabriel Goffi, da Tribo High Stakes, comentou em um de seus vídeos sobre a planta. Em busca da alta performance, Goffi procura sintetizar o que realmente dá certo, e a espada-de-são-jorge é a mais recomendada para purificar o ar, principalmente durante a noite. Eu já coloquei no meu quarto e confesso que tenho me sentido mais bem disposta durante o dia, pois quanto melhor a oxigenação cerebral, maior a capacidade de uso.

2. Bambu da sorte

Essa planta, além de dar um charme especial na decoração, atrai boas energias e prosperidade, de acordo com a tradição chinesa. Ela pode ser plantada em terra ou apenas colocada em um vidro com água -- e é da mescla dos elementos água e madeira que provém a boa sorte. A minha está em água, e só preciso trocar uma vez na semana.

Daniela/Trintaria.

3. Cactos

Charmosos e fáceis de cuidar, os cactos têm poder de purificar o ar do ambiente, especialmente da poluição gerada por fumaça de cigarro, cola, tinta, fibras sintéticas e verniz. Além disso, de acordo com o Feng-Shui, eles fazem uma barreira para os raios emitidos por computadores, celulares e aparelhos de TV. 

4. Lavanda

É excelente para ter no quarto: além de ter um cheirinho delícia, ela ajuda a reduzir a ansiedade, melhora o sono, reduz a ansiedade, e diminui a frequência cardíaca. Eu amo essa planta, e juro que não entendo como não tenho uma (ou várias)! Tenho artificiais como enfeite e uso essência de lavanda no travesseiro, mas o próximo vaso que vou ter é um desse, com certeza!

5. Babosa

A babosa (aloe vera) é uma plantinha poderosa! Além de estar em diversos cosméticos, é listada pela NASA como uma das principais para gerar oxigênio e melhorar a qualidade do ar. Ou seja, assim como a espada-de-são-jorge, ela vai te ajudar a cair em sono profundo. 

Tamanho não é desculpa! Foto: Daniela/Trintaria.

Cuidados
A recomendação, de acordo com a NASA, é de ter entre 15 a 18 plantas por 170 m², com algumas nos quartos. Se você tem crianças ou pets em casa, tenha certeza que as espécies são atóxicas ou que fiquem fora do alcance. 

E você, tem alguma plantinha em casa? Conta aqui nos comentários!

Daniela

siga @trintaria