Fotografia para não fotógrafos: dicas para fotografar melhor com o celular

Quem me acompanha sabe que acredito que o fotógrafo é quem faz a câmera. Claro que ter o último lançamento ajuda, não sejamos hipócritas, mas é possível sim ter imagens incríveis mesmo com um aparelho mais ou menos. Veja algumas sugestões que vão te ajudar a ser uma excelente criadora de memórias: 

Reprodução

Vá para a luz!
Provavelmente você já ouviu que “fotografar é pintar com a luz”. Ou seja, um ambiente bem iluminado vai fazer uma diferença enorme na qualidade das suas imagens, e a luz natural é a sua principal aliada. Mas se não há natural, aposte na artificial: acenda todas as luzes, inclusive daquele abajur que você jura que não vai alterar nada.

Enquadre corretamente
Sabe aquela grade na tela do seu smartphone? Configure-a para usar a regra dos terços -- que nada mais é do que colocar o elemento principal que será fotografado nos pontos em que as linhas se cruzam. De acordo com estudos, esses pontos são os que mais atraem nosso olhar! Além disso, a grade vai te ajudar a perceber as linhas e molduras naturais do assunto, deixando tudo retinho e harmonioso. Claro que você pode quebrar essa regra, mas para ousar com propriedade é necessário, antes de tudo, saber o que funciona bem.

Conte uma história
A composição não depende do seu equipamento, não pode ser arrumada depois e é o que faz a gente decidir subjetivamente se a fotografia é bonita ou não. Então, olhe bem para a cena e pense: o que chamou minha atenção nesta situação? O que é mais importante aqui? O que não é importante? Depois de responder, você vai ter um ponto de partida e pode apostar em texturas, contrastes e volumes. 

Edite levemente
Fotos de celular podem melhorar consideravelmente com uma pequena edição: brilho, contraste e saturação fazem milagres! Mas tente não exagerar nos filtros, pois as imagens acabam ficando com uma aparência muito pesada. O aplicativo VSCO, além dos inúmeros filtros, é excelente para mudar a inclinação horizontal ou vertical, a exposição e o contraste. 

Treine o olhar
Um fotógrafo, além de saber as técnicas, cultiva sempre um bom olhar. Tente ver a vida com mais poesia, pois tudo pode render um bom clique. Além de ver inspirações no Pinterest, saia por aí, converse com as pessoas -- e escute-as atentamente. Deixe a sua ~humanidade~ ligada, preste atenção aos sons, aos cheiros. A boa fotografia é feita de experiências. 

Imagens: reprodução. 

TRUQUES EXTRAS
  1. Só use o flash como luz indireta. Na balada, por exemplo, peça para a amiga acionar o flash do celular dela e segurar na sua direção, formando uma luz difusa.
  2. Nunca deixe a pessoa/objeto grudada na parede. O ideal é manter distância e acender uma luz entre o assunto e o fundo (uma luminária já é suficiente).
  3. Tente não usar a câmera frontal, pois a resolução é mais baixa do que a traseira.
  4. Segure o celular firme e reto, para não tremer nem alterar as proporções.
  5. Aproxime-se do que será fotografado e não dê zoom. 
  6. Limpe a lente antes de fotografar. Sempre.
  7. Em pontos turísticos, observe como os fotógrafos profissionais se posicionam e tente fazer igual. 
  8. Faça backup das imagens sempre, liberando espaço no telefone.
  9. Se alguém pedir para que você a fotografe, seja gentil e não economize nos cliques. Só Gisele Bündchen sai bem na primeira foto e, se fosse o contrário, você também gostaria de ter opções. 
  10. Para acertar na pose, leia este post.
  11. Se você está passeando com outras pessoas, não espere que alguém lhe entregue o celular e diga: “tira uma foto minha?”. Você pode fotografar todo mundo e depois enviar, assim como receber várias imagens espontâneas. 


Daniela

@trintaria